Lúdico quer dizer jogo, brincar espontâneo, movimentar-se; sua origem vem da palavra latina "ludus",
e sempre esteve presente em qualquer povo desde os mais remotos tempos.Através do lúdico, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor. O jogo, nas suas diversas formas, auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento.
Dessa forma, a utilização do lúdico no ambiente escolar traz enormes vantagens para o processo de ensino aprendizagem, por ser ele um impulso natural da criança, o que já é uma grande motivação, pois ela obtêm prazer, e seu esforço para alcançar o objetivo da aula é espontâneo e voluntário. Com isso, a aula que possui o lúdico como um dos seus recursos didáticos, é uma aula que se encontra voltada para os interesses dos alunos, sem perder o foco do ensino, sem perder o seu objetivo, pois brincando a criança explora e compreende o mundo ao seu redor, ativando a curiosidade descobre coisas e situações novas. Interagindo ludicamente com o mundo real, por meio de desenhos, pinturas, danças, cantos, rabiscos,brincadeiras, entre outros.(RAVELLI; MOTTA, 2005).
A brincadeira é mais que passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.